Fala galerinha!
Venho compartilhar com você a Build de Choque Rápido para Super Aprendiz, essa build foi feita por Asbrun membro do forum oficial do Ragnarök, todos os créditos são dele, apenas compartilhando aqui no blog!
Índice
	1. Objetivo
	2. Sobre a Habilidade
	3. Conjuração
	4. Atributos
	5. Habilidades
	6. Equipamentos
	7. Exemplos de Set
	8. Dicas de UP
	9. Vídeos
	10. Considerações Finais
	11. Fontes
	12. Atualizações
1. Objetivo
Choque Rápido atualmente é a build física com o maior dano do SuperAprendiz, mas ao mesmo tempo, ela possui sua complexidade na hora da execução, ao longo desse guia será abordado toda a problemática dessa build, além de demonstrar possíveis soluções como uso de Equipamentos, Habilidades, Atributos e até exemplos de montagens de personagem
É importante ressaltar que os equipes de fato influenciam no desempenho do seu personagem, mas também não devemos nos limitar a eles, afinal o objetivo de um SuperAprendiz não é almejar a forçar, mas sim aproveitar os bons momentos.
Por fim, mas não menos importante, esse guia não foi feito para ser seguido à risca igual uma receita de bolo, todo player tem realidades, experiências e equipamentos diferentes no jogo, esse guia foi feito com o intuito de guiá-los.
2. Sobre a Habilidade
- Liberada somente Pelo conjuto do Super Poder, sendo eles:
 - 
		É possível obter TODAS ÁS TRÊS peças de uma vez abrindo a caixa 
 Cubo de Poder do Superaprendiz
		- Tal Cubo é obtido pelo sistema de Chave de Kachua
 - Os itens inclusive o tal Cubo pode ser vendido entre jogadores, ou seja, pode ser encontrado no comercio.
 
 - Não é necessário refinamento, sendo possível usar a habilidade no respectivos refino +0
 - Dano base: 1300% de dano físico de longa distância
 - Alcance: 11 Células
 - Conjuração variável: 0,8 segundos
 - Conjuração fixa: 0,2 segundos
 - Recarga: não tem
 - Pós-conjuração: 1 segundos
 - Bônus: 20 de precisão no momento do ataque
 - Peso e Refino do Escudo aumenta o dano base
 
2.1 Formula de Dano
- ATQ = {[(Nv. da habilidade × 200) + 300] + Peso do escudo + (Refino do escudo × 4)} × (Nv. de base ÷ 100)
 
2.2 Spam da Choque Rápido
	Será abordado ao longo deste guia formas 
de aumentar sua Velocidade de Ataque e redução de Pós-Conjuração, mas 
existe uma quantidade certa de dosagem entre essas duas.
	A dosagem de Pós está totalmente relacionada a sua ASPD, afinal não 
adianta ter 100% de redução de pós mas não ter a ASPD necessária para 
spamar, na verdade a pós-conjuração mínima para ter o máximo de spam é 
86%
	2.3 Justificativa do 86% de Pós é:
	Se Velocidade de Ataque (ASPD) é igual a 193, significa que seu 
personagem pode dar 7 golpes em um único segundo, ou seja, o intervalo 
entre cada golpe será (1 ÷ 7 = 0,1428 segundos), como o Choque Rápido 
possui 1 segundo de Pós-conjuração é necessário que esse 1 diminui para 
0,14, logo queremos (1 - 0,14 = 0,86) esses 0,86 são os segundos que 
queremos reduzir, mas só conseguimos reduzir a pós-conjuração em 
porcentagem de 1 a 100%, sendo assim (0,86 ÷ 1 = 0,86), o valor 0,86 
significa 86% de redução.
	Consulte a tabela acima para saber a relação de ASPD x Pós
3. Conjuração
Conjuração Variável:
- É o tempo que pode ser reduzido através de DES, INT, equipamentos, encantamentos ou habilidades como Poema de Bragi.
 - É acumulativa com outros equipamentos que reduzem a conjuração.
 - As habilidades Suffragium e Inspiração não são somados aos bônus de conjuração por equipamentos. Eles reduzem a conjuração variável em valores multiplicativos após a redução em porcentagem.
 - A redução de conjuração variável em segundos é aplicada antes da redução em porcentagem.
 - Ao somar os valores de DES e INT, você obterá um valor χ. Quanto mais próximo esse valor estiver de 530, menor será o tempo de conjuração variável.
 - O valor obtido pelos atributos é multiplicado sobre a redução da conjuração.
 
Conjuração fixa:
- É o tempo que não pode ser reduzido por atributos, apenas por equipamentos ou habilidades como Sacramentum.
 - A redução da conjuração fixa em porcentagem não é cumulativa, levando em consideração apenas o maior bônus de redução aplicado.
 - Já a redução da conjuração fixa em segundos é cumulativa, sendo aplicada antes da redução em porcentagem.
 
Informações completas sobre conjuração em: https://browiki.org/wiki/Habilidades#Conjuração
4. Atributos
	Atualmente a construção de Atributos está totalmente relacionado a 
bônus equipamentos, como por exemplo Tapa Olho Cósmico que a cada 10 
pontos de VIT base, o equipamento lhe fornecerá +30 de ATQ/ATQM, existem
 outros itens com efeitos semelhantes, como Coleira de Espinhos, 
Ornamento Divino, Máscara de Oni, Carta WakWak e etc.
	Mas caso você não possua nenhum deles, é importante falar de pelo menos o básico de cada atributo.
	FOR: Aumenta seu Dano Físico e Capacidade de Carga.
	AGI: Aumenta sua Velocidade de Ataque, Esquiva e resistência a Sono e Sangramento.
	VIT: Aumenta seu HP, resistência a Atordoamento.
	INT: Redução na Conjuração Variável, Aumenta seu SP, resistência à Silêncio
	DES: Redução na Conjuração Variável e Aumenta sua precisão
	SOR: Resistência à Maldição e Caos
Informações completas dos Atributo em: https://browiki.org/wiki/Atributos
	
	Recomendação distribuição no Lv 185 (Caso não tenha os itens que relacione com seus atributos
	5. Habilidades
	As habilidades devem ser adaptadas de acordo com sua situação e necessidade, por exemplo: 
 Ataque Surpresa, 
 Escudo Mágico e 
 Pântano dos Mortos são altamente indicados para enfrentar MvP, já as habilidades 
 Magnificat, 
 Ajuda Angelical e 
 Aumentar Recuperação de SP são mais uteis para farm e UP.
É importante ressaltar que não se deve seguir esse guia a risca igual a receita de bolo, esse guia tem apenas o objeto de "guia-los".
5.1 Habilidades Inúteis.
	Qualquer Perícia que aumente o dano são completamente inúteis, sendo elas:
	
 Perícia com Espada
	
 Punhos de Ferro
	
 Perícia com Machado e Espada
	
 Perícia em Armamento (O bônus de Precisão pode ser interessante, mas também nada muito incrível)
5.2 Habilidades Úteis
	
 Ataque Duplo: Vai te ajudar a upar nos leveis iniciais.
	Caso tenha o  Escudo Sombrio de Superaprendiz, ganhará +2% de ASPD a cada level aprendido.
	
 Olhos de Águia: Caso tenha o  Escudo Sombrio de Superaprendiz, reduz 2% da Conjuração Variavel a cada level aprendido.
	
 Olhos de Coruja: dá bônus de DEX.
	
 Vigor:
 Muito útil para não “travar” quando muitos inimigos tiverem te batendo,
 porém é fácil substituído por itens com efeito da Carta Eddga ou 
similares
	
 Furto: Habilidade perfeita para farmar evento e algumas instâncias, mas uma Carta Coringa é um bom substituto para essa habilidade
	Vale lembrar que além do level aprendido de furto, a chance de drop e a
 sua destreza aumenta a chance de sucesso, e Superaprendiz costumam 
pegar ótimos bônus de DES
	
 Aumentar Recuperação de HP:
 Além da recuperação base, essa habilidade afeta a cura das poções, como
 por exemplo Biscoito Melado e Poção Branca, mas não afeta curas em % 
como por exemplo semente de Yggdrasil e Ovos de Chocolate Branco
	
 Aumentar Recuperação de SP: Possui efeito similar ao Aumentar Recuperação de SP.
	
 Impacto Explosivo: após o uso, garante por 10 segundos 20% de dano físico.
	
 Escudo Mágico:
 Principal habilidade defensiva contra danos físico de corpo-a-corpo, 
uma curiosidade, o Escudo Mágico bloqueia a habilidade de MvP de Quebrar
 Escudo, Quebrar Armadura e derivados, afinal se o MVP não te acertar a 
habilidade de quebrar não funciona.
	
 Escudo Sagrado: Em uma área de 3x3 garante imunidade há danos físicos a distâncias por 10 segundos.
	
 Bênção: Bônus de FOR, INT e DES
	
 Aumentar Agilidade: Aumenta a velocidade de movimento, além de garantir bônus de AGI, habilidade facilmente substituída pela Bala de Guaraná.
	
 Concentrar: Garante bônus de AGI e DES, excelente Buff, um dos meus favoritos.
	
 Aumentar Capacidade de Carga: Aumenta o peso que seu personagem pode usar.
	
 Usar Carrinho: Uma das minhas habilidades favoritas, sempre faço qualquer build usando ela no mínimo no lv.10.
	Nota: Só é possível alugar o carrinho pela Funcionária Kafra (aldebaran 54, 238)
	
 Fé: Ótima habilidade da árvore de expandida, garante 2.000 de HP.
	
 Crescimento: Garante 2.000 de HP, 200 de SP, 100 de ATQ e +10% de Cura recebida (Foca antes de Fé)
	
 Transcendência: Garante
 2.000 de HP, 200 de SP, 100 de ATQM e +15% de Efetividade de Cura 
(Apesar de dar bônus de ATQM essa habilidade é muito bem vinda na build)
	
 Ajuda Angelical:
 Cura 20.000 de HP e 7.000 de SP ao longo de 20 segundos, tem 5minutos e
 recarga, mas custa ZERO DE SP para ativa-la (Custa 1 ponto de 
habilidade vale muito apena coloca-la sem prejudicar a build)
	
 Envenenar Arma: Encanta a Arma de propriedade veneno, na prática você dar mais dano em alvos de Propriedade Água, Fogo, Terra e Vento
	
 Aspersio: Gasta
 1 Água Benta para encantar Arma de propriedade Sagrada, fundamental 
para enfrentar alvos de Propriedade Maldito e Sombrio (Muito comum no 
jogo)
	
 Impostion Manus: Buff de +25 de ATQ, mas caso tenha uma Lágrima de Valquíria [1], libera Poder de Odin Lv.2.
	
 Poder de Odin LV.2.: +100 de ATQ/ATQM, -40 DEF/DEFM.
	
 Magnificat: Dobra a velocidade de regeneração de SP, apenas essa habilidade não faz verão, INT aumenta a taxa de recuperação assim como 
 Aumentar Recuperação de SP.
	
 Punho Firme:  Aumenta em 10% a duração de Adrenalina Pura, Força Violenta e Manejo Perfeito. 
	
 Consertar Armas: Conserta
 uma arma ou equipamento quebrado no inventário do alvo. (É muito 
situacional, mas pode ser útil tendo em vista que MvP tem o costume de 
danificar o seus equipamentos)
	
 Ataque Surpresa: Área
 7x7, foco dessa habilidade não é dano, afinal você tem Ofensiva Fatal, 
mas essa habilidade causa um excelente debuff em quem for atingindo. 
Debuff: Por 10 segundos, monstros normais receberão 30% mais dano Físico
 e Mágico, caso o alvo seja um boss, ou seja, MvP então receberá 15% de 
dano no mesmo tempo. (Serve apenas para debuff, no lv 1 mesmo já garante
 100% de chance de sucesso, caso acerte os alvos)
	
 Pântano dos Mortos: Melhor debuff, reduzindo a AGI e DES e 50% da velocidade de movimento de qualquer alvo que pisar nela, funciona em MVP’s.
	
 Armadilha Escorregadia:
 Menção de Honra, nessa build usava muito para parar MvP’s por 4 
segundos, Recomendável usar em instâncias, mas muito útil para 
teleportar MvP’s dentro de Cheffenia, sim, funcionava em Cheffenia.
6.Equipamentos
	6.1 Topo:
	 Garra Diabólica [1]
	Melhor opção para redução de conjuração Fixa e EXECELENTE AUMENTO DE DANO.
	
	 Capacete de Intensificação [1]
	Melhor Opção de topo, melhora o HP, Pós, Resistência e dano.
	 Quepe do General [1]
	Ótima opção para redução de pós-conjuração, além de um ótimo bônus de Precisão Perfeita.
	 Asas de Yggdrasil [1]
	Muito semelhante ao Capacete de Intensificação.
	 Chapéu de Fundição [1]
	Aumenta ATQ e da bônus de Dano a Distância, no +11 Reduz 0,2 da Conjuração Fixa.
	 Quepe Humilde [1]
	Aumenta ATQ e da bônus de Dano a Distância, no +11 Reduz 0,2 da Conjuração Fixa.
	
 Tiara de Sagitário [1]
	Aumenta ATQ e da bônus de Dano a Distância, no +11 Reduz 0,2 da Conjuração Fixa.
	
 Chapéu Chique com Pena [1]
	Aumenta o ATQ, Velocidade de ATQ e bônus de Dano a Distância, no +12 Reduz 0,2 da Conjuração Fixa.
	
 Quepe do Cão-mandante [1]
	Aumenta o ATQ, Velocidade de ATQ e bônus de Dano a Distância, no +12 Reduz 0,2 da Conjuração Fixa.
	 Joia do Almirante [1]
	Aumenta o ATQ, no +11 Reduz 0,2 da Conjuração Fixa.
	
 Elmo do Xogunato [1]
	Aumenta o ATQ e a Velocidade de ATQ, no +12 Reduz 0,2 da Conjuração Fixa.
	Papisa em Miniatura [1]
	Uma opção totalmente de graça, farm feito na instância Quarto Crescente
	 Maçã Mordida [1]
	Uma opção para redução de pós-conjuração.
	 Pluma Nega
	Apesar desse topo ser focado para os renegados, o bônus de ignore DEF serve bem.
	 Olho da Cecil [1]
	Efeito de redução temporária de pós, ainda é uma boa opção.
	 Capacete de Aceleração [1] 
	Garante uma boa resistência além do Ignore DEF
	Ferramentas Agrícolas [1]
	Opção farmavel na Ordem do exploradores
	 Chifre Magistral
	Hat exclusivo do valhala ao preço de 1 rops.
	 Capuz de Esquilo [1]
	Alto bônus de ASPD, além do Ignore DEF
	6.2 Meio:
	 Cestas das Maravilhas [1] ou [0]
	Bônus de ATQ.
	 Binóculos de Resgate
	Bônus de dano contra diversas raças de monstro, o bônus varia de acordo com seus atributos, é recomendável ter soma dos atributos bases em 570.
	Conjunto
	[Apito de Resgate]
	Pós-conjuração -10%.
	Conjuração fixa -0,2 segundos.
	
 Ornamento Divino [1] ou [0]
	Garante bônus de ASPD, ATQ e Pós.
	
 Fones de Deviling
	Garante ATQ por level de Base, além da redução de pós-conjuração.
	 Herança Real [1] ou [0]
	Garante ATQ por level de Base, além de regeneração de HP e SP
	 Óculos Retrofuturistas
	Opção barata para redução de pós.
	
Tapa-Olho Cósmico
	Melhor meio para ganho bruto de ATQ.
	Cartas:
	Isaac
	Kiel
	Kiel Selada
	ArchAngeling
	Dramoh Abismal
	6.3 Baixo:
	 Ombreiras da Glória
	Melhor baixo para redução de pós, mas será necessário ter pelo menos 100 de VIT e AGI
	 Apito de Resgate
	Bônus de dano contra diversas propriedade de monstro, o bônus varia de acordo com seus atributos, é recomendável ter soma dos atributos bases em 500.
	Conjunto
	[Binóculos de Resgate]
	Pós-conjuração -10%.
	Conjuração fixa -0,2 segundos.
	 Coleira de espinhos
	Garante Precisão Perfeita e dano contra todos os tamanhos.
	 Fones Descolados
	Uma opção bacana, além da pós garante um certo sustem no SP
	Familiar de Combate
	Opção mais barata para pós e dano.
	 Espinha de Brinaranha
	Não é superior as ombreiras, mas não necessita de pontos de atributo para a redução de pós.
	
 Broto dos Anciões FOR
	Conjunto
	[Manto Temporal FOR]
	[Armadura do Herói Robusto]
	
 Sistema Elyumina
	É um excelente item quando você usa a combinação dos Módulos [S-CRIT], [S-Rapidez] e [U-Total]
	Esse módulos são equipados numa capa chamado de Motor Ilusión A [1]
	Acesse para mais informações: https://browiki.org/wiki/Equipamentos_Ilusión#Equipamentos_Ilusión
	6.4 Armadura
	 Vestes de Ghostring [1]
	Armadura que habilita Manejo Perfeito (buff que anula a penalidade de tamanho)
	Armadura do Herói Robusto [1]
	Ótima opção para dano mas nada demais.
	 Robe Chique [1]
	Outra opção excelente para dano genérico, só que uma versão mais acessível
	A cada vez que VIT e SOR base somarem 10: ATQ e ATQM +10.
	Caso use Carta Amdarais Imortal, Dano contra Dragão e Anjo.
	 Armadura do Dragão Vermelho [1]
	Uma opção boa para dano em cheffe
	Vestido Abissal [1]
	Armadura Perfeita para enfrentar bichos capitoros, dano contra Demonio, Morto-vivo, Maldito e Sombrio
	Cartas como Pesar Noturno ou Pesar Noturno Selada, são combinações perfeitas para essa armadura
	 Vestido Natural
	Dano contra Humanoide, Bruto, Vento e Terra
	 Vestido Infernal
	Dano contra Planta, Bruto, Sagrado e Veneno 
	 Vestido Glacial
	Dano contra Amorfo, Humanoide, Fogo e Água
	 Colete Ilusión A [1]
	Armadura totalmente farmavel, é possível fortalecê-la, colocando dois Módulo de S-ATQ
	 Couraça do Orc [1]
	Dano contra Sombrio
	 [MEGA] Robe Gelado [1]
	Dano contra Fogo, além de ser uma ótima armadura para dano genérico.
	 Robe da Graça Divina [1]
	Mesmo funcionamento da [MEGA] Robe, mas em sua versão mais fraca.
	 Armadura Eclipse [1]
	Dano contra Água.
	 [MEGA] Vestes de Cardeal [1]
	Dano contra tamanhos, mas o diferencial dessa armadura é DEF +300, DEFM +30, Precisão perfeita +25
	Vestes de Bispo [1]
	Versão mais Fraca, porém interessante como armadura de dano geral.
	 Robe do Governante [1]
	Funciona com o mesmo propósito da Vestes de Bispo [1]
	Cartas:
	Helmut
	Cavalo-Marinho
	Druida Maligno
	
	6.5 Arma:
	Lâmina Sagrada [1]
	Melhor arma de dano.
	 Clava de Oxum [3], 
 Clava de Xangô [3], 
 Clava de Oxóssi [3] & 
 Clava de Iansã [3]
	São clavas diferentes, mas ambas tem a mesma proposta, no refino +9 
elas dão +35% de dano Racial e +35% de dano contra propriedades e de 
bônus é possível encanta-las com  Pedra da Mira Apurada 10 garantindo mais dano a distância.
	É possível obtê-las nesse evento: https://browiki.org/wiki/Festival_de_Brasilis
	
 Faca Primordial [2]
	Apenas ser de uma Faca para a Build de Ofensiva Fatal, ainda é uma 
opção muito boa para o Choque Rápido, além da Ofensiva ser muito útil 
para dar dano em área, sendo útil em instância. Eu particularmente 
sempre a carrego como arma secundária
	Clava Rubi [2]
	Opção para armas inicias.
	Cartas:
	Esqueleto Arqueiro, Arqueiro Imortal, Raydric Atirador & Kraken Abismal
	Bônus de dano a distância, vale ressaltar que as Cartas Arqueiro Imortal e Raydric Atirador fazem combo melhorando os bônus.
	
	Cavaleiro do Abismo
	Dano contra boss.
	Cavaleiro Branco & Andarilho Poluto
	Dano contra tamanho médio e grande.
	Ghostring Caótico
	Dano contra pequeno e grande.
	Skurai
	Dano contra demonio e morto-vivo.
	Andre, Guerreira Laura, Leão da Montanha, Trilobita Ancestral & Zipper
	Bônus de ATQ, essa são as cartas mais comuns obtidas pelo Álbum de 
Cartas, muito recomendável em usar  apenas em arma inicias como a Clava 
Rubi.
	6.6 Escudo:
	Apenas do Peso e Refinamento serem fundamentais para melhorar o dano do
 Choque Rápido, nós não devemos olhar apenas isso, lembre-se apesar do 
dano ser importante, Velocidade de Ataque, Conjuração e Pós também devem
 ter a devida atenção, além de garantir uma resistência e HP razoável 
para seu personagem.
	 Escudo da Fênix [1]
	Melhor escudo de dano, tem a melhor DEF dessa lista além de bônus de até +30% de HP.
	Peso: 400
	Escudo de Anemos [1]
	Bônus de ATQ e Velocidade de Ataque, apesar de ter menos DEF e peso em 
relação ao escudo acima, essa opção não fica para trás em Dano.
	Peso: 350
	 Égide das Divindades [1]
	Melhor opção para redução de pós-conjuração.
	Peso: 120
	 Escudo de Penas [1]
	Além da redução de Pós-conjuração ajuda muito na velocidade de Ataque.
	Peso: 40
	 Escudo Sanguinário Purificado [1]
	É possível pegar o Encantamento com 50% de Ignorar DEF, sendo uma opção viável para fechar os 100% de Ignore DEF.
	Peso: 80
	 Escudo Ilusión C [1]
	Serve para o mesmo propósito do Purificado, que é ignorar DEF
	Peso: 120
	 Escudo do Carvão
	Melhor escudo de resistência, sendo meu escudo favorito dessa lista.
	Peso: 30
	 Escudo do Aprendiz [1]
	Vende em LHZ /navi lhz_in02 286/95
	Ótimo escudo para resistência elementais
	Peso: 100
	 Escudo do Divino
	Combo com pega S.Atribtuto
	Peso: 60
	
 Escudo de Batalha [1]
	Garante +3 de Precisão Perfeita por Refinamento, sendo o único escudo dessa lista com esse efeito
	Peso: 40
	
	 Égide da Realeza [1]
	Escudo mais barato para quem deseja investir em dano.
	Peso: 300
	Obtido: https://browiki.org/wiki/Prontera#Marcas_de_Honra
	Cartas:
	Alice
	Cavaleira Khalitzburg
	Medusa
	
	6.7 Capa:
	 Manteau do Aprendiz [1]
	Vende em LHZ /navi lhz_in02 286/95
	Capa mais básica, garante 10% de resistência a neutro, usando uma 
Raydric chegará a 30% de resistência Neutro. Claro que é possível outras
 combinações de cartas de acordo com sua vontade.
	
	 Mikoshi [1]
	Ótima para Velocidade de Ataque, Dano e Pós-conjuração, mas não tão boa
 para tankar. Seu bônus de Precisão Perfeita é o maior diferencial dessa
 capa
	 Etran [1]
	Melhor Capa para tankar danos básicos, vale lembrar que sempre que um 
monstro usa um Ataque Básico, esse ataque sempre será de propriedade de 
neutra.
	 Manto Temporal FOR [1]
	Ótima Capa para dano físico, podendo encanta-la com Pós-conjuração ou Velocidade de Ataque
	 Manto do Barão [1]
	Capa focada totalmente a Velocidade de Ataque e Dano contra tamanhos, mas é útil para resistências
	 Manto do Guardião Morto
	Melhor Capa para resistência elemental, além de ajudar no Dano em modo geral, é necessário montar atributos para usar essa capa
	 Motor E.X.C
	Capa em si, não é nada demais, MAS!! É possível encantá-la com 3 
Diagramas de Resistências Elementais, ou “R-Elemental” por exemplo: Com 
três R-Água o usuário passará a ter 75% de Resistência a Água, porém, 
tomará 75% mais dano de Vento.
	Para mais informações: https://browiki.org/wiki/Operação_Sucata
	 Capa Anti-magia [1]
	Melhor Capa para conseguir boas quantidades de HP, além de ATQ e Pós.
	Para mais Informações: https://browiki.org/wiki/Ordem_dos_Exploradores
	Capa do Comandante [1]
	Capa em si não é nada de mais, combo das botas são também não são lá 
essas coisas. Seu diferencial é os Encantamentos com S.Atributos.
	Para mais Informações: https://browiki.org/wiki/Ordem_dos_Exploradores
	 Motor Ilusión A OU B
	Usar somente com 
 Sistema Elyumina
	É um excelente item quando você usa a combinação dos Módulos [S-CRIT], [S-Rapidez] e [U-Total]
	Esse módulos são equipados numa capa chamado de Motor Ilusión A [1]
	Acesse para mais informações: https://browiki.org/wiki/Equipamentos_Ilusión#Equipamentos_Ilusión
	Cartas:
	Raydric
	Deviling(para Entran)
	Cenere
	Jejeling
	Wakwak
	Guardião Morto Kades
	Crux Findel 
	6.8 Botas
	
 Nobre, Ilustre ou Grácil Bota Física
	Única bota BB(Bom e Barato) da lista, no +9 reduz 0,5 da Conjuração Fixa, além dos ótimos bônus de ATQ e Dano a Distância.
	Para Obtê-la: https://browiki.org/wiki/Equipamentos_de_Honra
	 Sapatos do Aprendiz [1]
	Vende em LHZ /navi lhz_in02 286/95
	Sapatos básicos.
	 Salto alto Dourado
	Além de garantir +30 em todos atributos, já garante 50% de Ignore DEF
	 Sapatos Sagrados
	Ajuda muito na pós além de garantir um ótima Precisão Perfeita
	 Salto Alto Elegante [1]
	Garante bônus de todos Atributos além de Pós-Conjuração.
	 Sapato Grã-fino [1]
	Dano contra todas as propriedades, também regenera Regenera 150 de HP e 15 de SP Ao derrotar monstros
	 Grevas do Poder [1]
	Ótima bota para ATQ bruto, além de conseguir uma ótima regeneração natural de HP.
	 Sandálias Antigas [1]
	Ótimo Bônus de ATQ, favoritas de muitos para o UP.
	 Sapatos Luxuosos [1]
	Garante resistência elemental e dano contra oponentes propriedade Neutro, Fogo, Água, Vento e Terra.
	 Botas Primordiais [1]
	Reduz até 0,7 da conjuração fixa.
	 Botas Ancestrais [1]
	Reduz até 0,5 da conjuração fixa.
	6.9 Acessórios:
	 Anel da Águia Escarlate [1]
	Sem dúvida o item Core dessa build, melhor acessório.
	 Anel Distorcido
	Item interessante para sustem de HP e SP
	 Bracelete de Ulle [1]
	Ajuda na pós-conjuração além de aumento do dano físico.
	 Anel da Serpe Dupla [1]
	Ao equipar no Acessório direito, dará bônus de Pós-conjuração.
	 Máscara de Oni [1]
	Alternativa barata para conseguir ignorar a DEF.
	 Bugiganga de Verus [1]
	Bônus de Precisão Perfeita e Velocidade de Ataque.
	 Pó de Fada [1]
	Garante bônus de dano a distância e pós.
	
 Anel de Júpiter [1]
	Garante +15 de ATQ a cada 10 pontos de SOR Base.
	Cartas:
	Visconde Coruja
	GC109
	Scaraba Dourado
	Verme com Rosto + Verme Sombrio com Rosto
	6.10 Malha Sombrias:
	 Malha Sombria da Deusa
	Melhor malha, garante HP além de ASPD.
	 Malha Sombria da Autoconjuração
	Só vale a pena no +9, por causa do bônus de precisão perfeita.
	 Malha Sombria Penetrante
	Outra alternativa para Ignore DEF, usando esse combo, poderia aliviar a fonte de Ignore DEF dos equipamentos
	[Conjunto]
	Greva Sombria Penetrante
	 Malha Sombria do Mastodonte
	Garante bônus dano corpo-a-corpo, além do usuário não pode ser empurrado.
	[Conjunto]
	Greva Sombria do Mastodonte
	(Recomendo usar essa combo somente após garantir 100% de Ignore DEF)
	
	
Malha Sombria da Recarga
	Alternativa para conseguir fechar os 72% de redução de Pós-Conjuração
	6.11 Luvas Sombrias:
	 Luva Sombria de Super Poder
	Infelizmente não existe outra opção, você precisa desse de mais duas 
peças para usar o Choque Rápido, mas ainda é a melhor Luva que você 
poderá ter no seu Superaprendiz, não só para essa build, mas para 
qualquer build de SA dano físico.
6.13 Grevas Sombrios:
	 Greva Sombria Penetrante
	Outra alternativa para Ignore DEF, usando esse combo, poderia aliviar a fonte de Ignore DEF dos equipamentos
	[Conjunto]
	Malha Sombria Penetrante
	
	 Greva Sombria da Autoconjuração
	Ótima alternativa para conseguir bônus de ASPD.
	Greva Sombria do Mastodonte
	Garante bônus dano corpo-a-corpo, além do usuário não pode ser empurrado.
	[Conjunto]
	Malha Sombria do Mastodonte
	(Recomendo usar essa combo somente após garantir 100% de Ignore DEF)
	
	Greva Sombria da Pós-conjuração
	Excelente opção para garantir a redução de 72% de pós-conjuração
	6.14 Brinco Sombrios:
	 Brinco Sombrio de Super Poder
	Infelizmente
 não existe outra opção, você precisa desse de mais duas peças para usar
 o Choque Rápido, felizmente esse conjunto aumenta o dano da habilidade 
por Refinamento.
	6.15 Colares Sombrios
	 Colar Sombrio de Super Poder
	Infelizmente não existe outra opção, você precisa desse de mais duas 
peças para usar o Choque Rápido, felizmente esse conjunto aumenta o dano
 da habilidade por Refinamento.
	7. Exemplos de Set
	Deixarei
 exemplos de equipamentos para diversas faixas do jogo, Early, Mid, End e
 até BIS, é importante compreender que isso não é para ser seguido com 
uma receita de bolo, mas para te ajudar a guiar suas escolhas no 
personagem.
	Nunca gostei de fazer vídeos ou Guias mostrando preços de itens, afinal
 é uma responsabilidade grande demais, afinal o comércio do ragnarok é 
muito volátil, então preços são alterados toda semana.
	7.1 Early
	  
  Para mim neste guia, vou considerar equipamentos early game como itens
 que são facilmente obtidos por qualquer um, sem grandes dificuldades, 
ou seja, itens em bastante abundâncias
	    Lembre-se que isso não é uma regra absoluta, mas sim uma forma de criar uma régua de diferenciar uma faixa do jogo.
7.1.1 Set do NPC Lv.40+
	Set
 mais básico, itens são vendidos no NPC, são os itens com slots que são 
facilmente obtidos, logo é recomendável caprichar nas cartas, não é 
muito recomendável usá-lo acima do lv 100.
	Vendido em: /navi lhz_in02 286/95 (Capa, Escudo, Sapato)
	Vendido em: /navi yuno 205/103 (Armadura)
	Sugestão de Cartas:
	Armadura:
	Árvore Maldita Decorada, Pupa, Succubus, Remover Ou até mesmo Cartas 
Elementais como Por exemplo Pasana que é útil para tankar danos de fogo,
 pode ser usado nos magmaring, por exemplo
	Escudo:
	Cartas Resistências ex: Hodremilim, Tirfing ou Khalitzburg.
	Capa:
	Depende da sua necessidade.
	Carta Raydric resistência a neutro.
	Carta Jejeling +200 de HP a cada 10 pontos de VIT.
	Carta Cenere +2% de ASPD a cada 10 pontos de AGI.
	Sapatos:
	Cartas que dão HP, Ferus Verde, Matyr ou Verus.
7.1.2 Atributos sugeridos
7.1.3 Conjunto Comissário Lv.125+
	Conjunto
 de fácil acesso, é obtido na instância Invasão ao Aeroplano, é 
altamente farmavel por outro players para outros propósitos, é fácil de 
compra dentro da Ordem dos Exploradores.
	O efeito é até que legalzinho, mas somente a capa tem Slot, sendo possível caprichar na carta da capa.
7.1.4 Atributos sugeridos
7.1.5 Combo E.X.C Lv.100+
	O Combo gira em torno do Chip E.X.C e dos bônus do Diagramas, é possível fazer várias combinações, de Diagramas e Equipes E.X.C.
	As vantagens de set são muitas, sendo bem completo para o UP.
	Vantagens essas: Alta DEF, Alto Bônus de HP, ótima Regeneração Natural 
de HP e SP, além de outros bônus, como ASPD, ATQ, Pós-Conjuração e 
Resistência Elemental.
	Observação: o Combo Chip+Diagrama não acumula mais de uma vez.
	Alguns dos Melhores Bônus:
7.1.6 Atributos sugeridos
7.1.7 Combo E.X.C Sagrados
Um como mais composto, nele você tem uma ótima redução de pós-conjuração, passando a ser mais possível o spam.
7.1.8 Atributos sugeridos
	
	Nota: Sobra 166 pontos fique a vontade para colocar aonde deseja
7.2 Mid
	Nessa faixa, vou usar como régua itens 
ultrapassados para o End Game ou itens que já tiveram seus dias de 
glórias, mas agora são esquecidos para a maioria das pessoas.
	Lembre-se que isso não é uma regra absoluta, mas sim uma forma de criar uma régua de diferenciar uma faixa do jogo.
7.2.1 General Anti-Magia
Segundo o General considerado um "ultrapassado" ou seja, muito provavelmente é encontrado no comércio, no mais, resto do conjunto dos itens é farmados por quest ou evento (para mais informações, reveja o capítulo de Equipamentos), sendo a ÚNICA exceção o Égide das Divindades, que é um escudo realmente mais complicado de obtê-lo.
7.2.2 Atributos sugeridos
	
	Nota: Sobra 656 pontos fique a vontade para colocar aonde deseja
7.2.3 General Temporal
	Quepe do General: garante pós-conjuração, ASPD e Precisão Perfeita.
	Manto Temporal FOR: Uma ótima Capa para dano físico, sendo possível encantá-lo com Pós-Conjuração.
	Ornamento Divino: Ótimo pra Pós e ASPD.
	Botas de Honra: Reduz 0,5 da Conjuração Fixa, aumenta o Dano a Distância e dá bônus de Ataque.
7.2.4 Atributos sugeridos
	
	Nota: Sobra 166 pontos fique a vontade para colocar aonde desejar
7.2.5 Chapéu -OS
	Chapéu de Fundição: Reduz a conjuração fixa, é importante observar que ele não é o ÚNICO com esse efeito, existem outros com efeitos semelhante um exemplo seria o  Quepe Humilde [1] (Para mais opções confira o Capítulo 6. Equipamentos nesse guia).
Os demais equipamentos nesse exemplo serve para Pós-Conjuração, Dano e Velocidade de Ataque.
7.2.6 Atributos sugeridos
	
	Nota: Sobra 166 pontos fique a vontade para colocar aonde deseja
7.3 End
	Esses
 são os melhores itens disponíveis, itens estes muito comuns para outras
 build de outros personagens, cartas de MvP, drops de Ticket, items MEGA
 ou até do evento de Refino são frequentes daqui pra frente.
	Lembre-se que isso não é uma regra absoluta, mas sim uma forma de criar uma régua de diferenciar uma faixa do jogo.
	7.3.1 Salto Amon RA
	Salto alto Elegante: Esse item garante muito conforto 
para esse exemplo, ajuda em diversos aspectos dessa build, 
Pós-Conjuração, Conjuração Variável, Velocidade de Ataque e até dano.
	Obs. O Refino +14 é mero ilustração, use o seu bom senso para ter o refino que mais lhe convém no momento.
7.3.2 Atributos sugeridos
	
	Nota: Sobra 166 pontos fique a vontade para colocar aonde deseja
7.3.3 Resgate Ilusión C
	Nesse exemplo, é possível garantir a Precisão Perfeita máxima, altos bonus de Dano a Distância, e graças ao  Escudo Ilusión C [1] é
 possível ter Ignore DEF, única coisa que deixa a desejar que talvez a 
resistência a dano físico seja um pouco baixa, mas esse ainda é um set 
bem confortável de jogar.
7.3.4 Atributos sugeridos
	
	Nota: Sobra 656 pontos fique a vontade para colocar aonde deseja
7.3.5 Cesta de Honra
Uma variação do Set Anterior, na prática não há muito diferença, ambas tem o desempenho parecido, mas caso tenha uma Carta Kiel, Kiel Selada ou Isaac, é altamente aconselhável usar na cesta.
7.3.6 Atributos sugeridos
	
	Nota: Sobra 656 pontos fique a vontade para colocar aonde deseja
	7.4 End Game ++
	Eu decidi dividir os exemplos de Set em dois capítulos, nesse aqui fica
 cada mais frequente itens de rops e mais cartas de MvP, sendo 
EXTRAMENTE necessário usar ao menos UMA CARTA KIEL ou Kiel selada.
7.4.1 BIS Mikoshi
	Todo combo Quepe do General + Mikoshi + Sapatos Sagrados, fornecendo 
Dano a Distância, Precisão Perfeita, Pós-Conjuração e Velocidade de 
Ataque.
	Escudo de Fênix: Nesse ponto é esperado que você tenha
 86% de Redução de Pós-Conjura e 193 de ASPD, sendo assim esse escudo 
tem objetivo de maximizar seu dano, Além de bônus de HP que é muito 
bem-vindo.
	Para capa: recomenda-se Guardião Morto Kades para melhorar a resistência elemental.
	É IMPORTANTE GARANTIR A SOMA DE TODOS SEUS ATIBUTOS BASE EM 570
7.4.1 Atributos sugeridos
	
	Nota: Sobra 17 pontos fique a vontade para colocar aonde deseja
7.4.3 BIS Manto do Guardião
	Capacete de Intensificação + Alice: Já garante 60% de resistência a Tipo Chefe, eu particularmente gosto de ficar mais resistente.
	Manto do Guardião Morto: Garante pelo menos 70% de Resistência a diversos Elementos: Água, Fogo, Terra, Vento, Sombrio e Maldito.
	Combo Resgate: O Bônus casa muito bem com o Guardião Morto, É IMPORTANTE GARANTIR A SOMA DE TODOS SEUS ATIBUTOS BASE EM 570
7.4.5 Atributos sugeridos
	
	Nota: Sobra 17 pontos fique a vontade para colocar aonde deseja
	8. A Faca Ancestral
	Ter uma Faca Ancestral para o UP não é uma má ideia, mas sinceramente 
não é algo que me agrada e muito menos é algo que eu faria, 
particularmente prefiro usar O Link para equipar logo a Primordial.
	8.1 Espírito do Superaprendiz
	Esse buff possui três efeitos distintos, mas vamos falar apenas de UM, 
que é poder equipar QUALQUER ARMA LV 4 INDEPENDE DO REQUISITO.
	Um Superaprendiz que alcance o level 96+ pode equipar qualquer arma 
lv.4 independente de outros requisito, desde que seja armas padrões do 
classe, ou seja, Katares, Arco, instrumentos, soqueiras e etc, não podem
 ser equipados, mas sim, adagas, espadas, maças, machado e cajados.
	Resumidamente, é possível equipar a Faca Primordial estando acima do lv
 96, mesmo que o requisito para equipar a adaga seja lv 150. É 
importante saber que a arma não será desequipada automaticamente após o 
efeito do link, mas entretanto sempre que você subir de level, o jogo 
remover qualquer arma que o requisito seja maior que seu level de base, 
em palavras mais curtas, o fim do buff do link não remover a Faca 
Primordial, mas assim que você upar a Faca será desequipada.
	Minha dica é: sempre monitorar a duração do espirito, de preferência 
usá-lo no lv 5, além de manter a faca SEMPRE NA BARRA DE ATALHO, para 
caso você upe e re-equipe a arma sem perder muito tempo.
	8.2 Link vs Faca Ancestral
	Realmente é muito chato precisar ter um espiritualista como “chaveiro”,
 o buff do Espírito sai na maior parte do tempo quando muda de mapa, 
porém você só vai precisar fazer isso até o lv 150.
	A Faca Ancestral não teria grandes problemas, pois é possível equipá-la
 após o lv 100, embora o seu dano seja MUITO INFERIOR, eu 
particularmente não investiria tanto em uma arma temporária, afinal a 
Faca ancestral precisa estar no mínimo no +11.
8.3 Leveling 1 ao 100
	Essa dica serve para o Lv 96, caso opte por usar o link, mas 
basicamente aqui vou sugerir apenas Armas Alternativas, as rotas e 
métodos costumam ser o mesmo para todas as classes.
	    1- Colher com Sorrateiro, sabendo que é importante colocar Ataque 
Duplo para conseguir os bônus do Escudo do Superaprendiz, você pode upar
 tranquilamente com uma colher.
	    2- Adaga do RWC, arma popular com bom bônus de ATQ
	    3- Lacma, se tu for rico e tiver uma dessas de bobeira na tua kafra, porque não?
	    4- Adaga do éden, pior opção faça isso se tu não conseguir uma Colher com sorrateiro
	 
9. Vídeos
em breve.
10. Considerações Finais
[EM CONSTRUÇÃO].
11. Fontes e Referências
bROWiki. Disponível em: <https://browiki.org>. Acesso em: 18 Mai. 2024.
Divine-Pride. Disponível em: <https://www.divine-pride.net>. Acesso em: 18 Mai. 2024.
	[GUIA] Super Aprendiz de Ofensiva Fatal 2024 
	Por: Asbrun, Ano: 2024, Site: Fóruns - Ragnarok Online Brasil, URL: <https://forum.playragnarokonlinebr.com/index.php?/topic/114422-guia-super-aprendiz-de-ofensiva-fatal-2024/>
12. Atualizações
	Lançamento do Guia no Forum (18/05/2024)
	Atualização das 10. Considerações Finais (19/05/2024)
	Adição do Combo Sistema Ely e Garra Diabólica (29/07/2024) 

















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