Fala galerinha!
Venho compartilhar com você a Build de Choque Rápido para Super Aprendiz, essa build foi feita por Asbrun membro do forum oficial do Ragnarök, todos os créditos são dele, apenas compartilhando aqui no blog!
Índice
1. Objetivo
2. Sobre a Habilidade
3. Conjuração
4. Atributos
5. Habilidades
6. Equipamentos
7. Exemplos de Set
8. Dicas de UP
9. Vídeos
10. Considerações Finais
11. Fontes
12. Atualizações
1. Objetivo
Choque Rápido atualmente é a build física com o maior dano do SuperAprendiz, mas ao mesmo tempo, ela possui sua complexidade na hora da execução, ao longo desse guia será abordado toda a problemática dessa build, além de demonstrar possíveis soluções como uso de Equipamentos, Habilidades, Atributos e até exemplos de montagens de personagem
É importante ressaltar que os equipes de fato influenciam no desempenho do seu personagem, mas também não devemos nos limitar a eles, afinal o objetivo de um SuperAprendiz não é almejar a forçar, mas sim aproveitar os bons momentos.
Por fim, mas não menos importante, esse guia não foi feito para ser seguido à risca igual uma receita de bolo, todo player tem realidades, experiências e equipamentos diferentes no jogo, esse guia foi feito com o intuito de guiá-los.
2. Sobre a Habilidade
- Liberada somente Pelo conjuto do Super Poder, sendo eles:
-
É possível obter TODAS ÁS TRÊS peças de uma vez abrindo a caixa Cubo de Poder do Superaprendiz
- Tal Cubo é obtido pelo sistema de Chave de Kachua
- Os itens inclusive o tal Cubo pode ser vendido entre jogadores, ou seja, pode ser encontrado no comercio.
- Não é necessário refinamento, sendo possível usar a habilidade no respectivos refino +0
- Dano base: 1300% de dano físico de longa distância
- Alcance: 11 Células
- Conjuração variável: 0,8 segundos
- Conjuração fixa: 0,2 segundos
- Recarga: não tem
- Pós-conjuração: 1 segundos
- Bônus: 20 de precisão no momento do ataque
- Peso e Refino do Escudo aumenta o dano base
2.1 Formula de Dano
- ATQ = {[(Nv. da habilidade × 200) + 300] + Peso do escudo + (Refino do escudo × 4)} × (Nv. de base ÷ 100)
2.2 Spam da Choque Rápido
Será abordado ao longo deste guia formas
de aumentar sua Velocidade de Ataque e redução de Pós-Conjuração, mas
existe uma quantidade certa de dosagem entre essas duas.
A dosagem de Pós está totalmente relacionada a sua ASPD, afinal não
adianta ter 100% de redução de pós mas não ter a ASPD necessária para
spamar, na verdade a pós-conjuração mínima para ter o máximo de spam é
86%
2.3 Justificativa do 86% de Pós é:
Se Velocidade de Ataque (ASPD) é igual a 193, significa que seu
personagem pode dar 7 golpes em um único segundo, ou seja, o intervalo
entre cada golpe será (1 ÷ 7 = 0,1428 segundos), como o Choque Rápido
possui 1 segundo de Pós-conjuração é necessário que esse 1 diminui para
0,14, logo queremos (1 - 0,14 = 0,86) esses 0,86 são os segundos que
queremos reduzir, mas só conseguimos reduzir a pós-conjuração em
porcentagem de 1 a 100%, sendo assim (0,86 ÷ 1 = 0,86), o valor 0,86
significa 86% de redução.
Consulte a tabela acima para saber a relação de ASPD x Pós
3. Conjuração
Conjuração Variável:
- É o tempo que pode ser reduzido através de DES, INT, equipamentos, encantamentos ou habilidades como Poema de Bragi.
- É acumulativa com outros equipamentos que reduzem a conjuração.
- As habilidades Suffragium e Inspiração não são somados aos bônus de conjuração por equipamentos. Eles reduzem a conjuração variável em valores multiplicativos após a redução em porcentagem.
- A redução de conjuração variável em segundos é aplicada antes da redução em porcentagem.
- Ao somar os valores de DES e INT, você obterá um valor χ. Quanto mais próximo esse valor estiver de 530, menor será o tempo de conjuração variável.
- O valor obtido pelos atributos é multiplicado sobre a redução da conjuração.
Conjuração fixa:
- É o tempo que não pode ser reduzido por atributos, apenas por equipamentos ou habilidades como Sacramentum.
- A redução da conjuração fixa em porcentagem não é cumulativa, levando em consideração apenas o maior bônus de redução aplicado.
- Já a redução da conjuração fixa em segundos é cumulativa, sendo aplicada antes da redução em porcentagem.
Informações completas sobre conjuração em: https://browiki.org/wiki/Habilidades#Conjuração
4. Atributos
Atualmente a construção de Atributos está totalmente relacionado a
bônus equipamentos, como por exemplo Tapa Olho Cósmico que a cada 10
pontos de VIT base, o equipamento lhe fornecerá +30 de ATQ/ATQM, existem
outros itens com efeitos semelhantes, como Coleira de Espinhos,
Ornamento Divino, Máscara de Oni, Carta WakWak e etc.
Mas caso você não possua nenhum deles, é importante falar de pelo menos o básico de cada atributo.
FOR: Aumenta seu Dano Físico e Capacidade de Carga.
AGI: Aumenta sua Velocidade de Ataque, Esquiva e resistência a Sono e Sangramento.
VIT: Aumenta seu HP, resistência a Atordoamento.
INT: Redução na Conjuração Variável, Aumenta seu SP, resistência à Silêncio
DES: Redução na Conjuração Variável e Aumenta sua precisão
SOR: Resistência à Maldição e Caos
Informações completas dos Atributo em: https://browiki.org/wiki/Atributos
Recomendação distribuição no Lv 185 (Caso não tenha os itens que relacione com seus atributos
5. Habilidades
As habilidades devem ser adaptadas de acordo com sua situação e necessidade, por exemplo: Ataque Surpresa, Escudo Mágico e Pântano dos Mortos são altamente indicados para enfrentar MvP, já as habilidades Magnificat, Ajuda Angelical e Aumentar Recuperação de SP são mais uteis para farm e UP.
É importante ressaltar que não se deve seguir esse guia a risca igual a receita de bolo, esse guia tem apenas o objeto de "guia-los".
5.1 Habilidades Inúteis.
Qualquer Perícia que aumente o dano são completamente inúteis, sendo elas:
Perícia com Espada
Punhos de Ferro
Perícia com Machado e Espada
Perícia em Armamento (O bônus de Precisão pode ser interessante, mas também nada muito incrível)
5.2 Habilidades Úteis
Ataque Duplo: Vai te ajudar a upar nos leveis iniciais.
Caso tenha o Escudo Sombrio de Superaprendiz, ganhará +2% de ASPD a cada level aprendido.
Olhos de Águia: Caso tenha o Escudo Sombrio de Superaprendiz, reduz 2% da Conjuração Variavel a cada level aprendido.
Olhos de Coruja: dá bônus de DEX.
Vigor: Muito útil para não “travar” quando muitos inimigos tiverem te batendo, porém é fácil substituído por itens com efeito da Carta Eddga ou similares
Furto: Habilidade perfeita para farmar evento e algumas instâncias, mas uma Carta Coringa é um bom substituto para essa habilidade
Vale lembrar que além do level aprendido de furto, a chance de drop e a
sua destreza aumenta a chance de sucesso, e Superaprendiz costumam
pegar ótimos bônus de DES
Aumentar Recuperação de HP: Além da recuperação base, essa habilidade afeta a cura das poções, como por exemplo Biscoito Melado e Poção Branca, mas não afeta curas em % como por exemplo semente de Yggdrasil e Ovos de Chocolate Branco
Aumentar Recuperação de SP: Possui efeito similar ao Aumentar Recuperação de SP.
Impacto Explosivo: após o uso, garante por 10 segundos 20% de dano físico.
Escudo Mágico: Principal habilidade defensiva contra danos físico de corpo-a-corpo, uma curiosidade, o Escudo Mágico bloqueia a habilidade de MvP de Quebrar Escudo, Quebrar Armadura e derivados, afinal se o MVP não te acertar a habilidade de quebrar não funciona.
Escudo Sagrado: Em uma área de 3x3 garante imunidade há danos físicos a distâncias por 10 segundos.
Bênção: Bônus de FOR, INT e DES
Aumentar Agilidade: Aumenta a velocidade de movimento, além de garantir bônus de AGI, habilidade facilmente substituída pela Bala de Guaraná.
Concentrar: Garante bônus de AGI e DES, excelente Buff, um dos meus favoritos.
Aumentar Capacidade de Carga: Aumenta o peso que seu personagem pode usar.
Usar Carrinho: Uma das minhas habilidades favoritas, sempre faço qualquer build usando ela no mínimo no lv.10.
Nota: Só é possível alugar o carrinho pela Funcionária Kafra (aldebaran 54, 238)
Fé: Ótima habilidade da árvore de expandida, garante 2.000 de HP.
Crescimento: Garante 2.000 de HP, 200 de SP, 100 de ATQ e +10% de Cura recebida (Foca antes de Fé)
Transcendência: Garante 2.000 de HP, 200 de SP, 100 de ATQM e +15% de Efetividade de Cura (Apesar de dar bônus de ATQM essa habilidade é muito bem vinda na build)
Ajuda Angelical: Cura 20.000 de HP e 7.000 de SP ao longo de 20 segundos, tem 5minutos e recarga, mas custa ZERO DE SP para ativa-la (Custa 1 ponto de habilidade vale muito apena coloca-la sem prejudicar a build)
Envenenar Arma: Encanta a Arma de propriedade veneno, na prática você dar mais dano em alvos de Propriedade Água, Fogo, Terra e Vento
Aspersio: Gasta 1 Água Benta para encantar Arma de propriedade Sagrada, fundamental para enfrentar alvos de Propriedade Maldito e Sombrio (Muito comum no jogo)
Impostion Manus: Buff de +25 de ATQ, mas caso tenha uma Lágrima de Valquíria [1], libera Poder de Odin Lv.2.
Poder de Odin LV.2.: +100 de ATQ/ATQM, -40 DEF/DEFM.
Magnificat: Dobra a velocidade de regeneração de SP, apenas essa habilidade não faz verão, INT aumenta a taxa de recuperação assim como Aumentar Recuperação de SP.
Punho Firme: Aumenta em 10% a duração de Adrenalina Pura, Força Violenta e Manejo Perfeito.
Consertar Armas: Conserta uma arma ou equipamento quebrado no inventário do alvo. (É muito situacional, mas pode ser útil tendo em vista que MvP tem o costume de danificar o seus equipamentos)
Ataque Surpresa: Área 7x7, foco dessa habilidade não é dano, afinal você tem Ofensiva Fatal, mas essa habilidade causa um excelente debuff em quem for atingindo. Debuff: Por 10 segundos, monstros normais receberão 30% mais dano Físico e Mágico, caso o alvo seja um boss, ou seja, MvP então receberá 15% de dano no mesmo tempo. (Serve apenas para debuff, no lv 1 mesmo já garante 100% de chance de sucesso, caso acerte os alvos)
Pântano dos Mortos: Melhor debuff, reduzindo a AGI e DES e 50% da velocidade de movimento de qualquer alvo que pisar nela, funciona em MVP’s.
Armadilha Escorregadia: Menção de Honra, nessa build usava muito para parar MvP’s por 4 segundos, Recomendável usar em instâncias, mas muito útil para teleportar MvP’s dentro de Cheffenia, sim, funcionava em Cheffenia.
6.Equipamentos
6.1 Topo:
Garra Diabólica [1]
Melhor opção para redução de conjuração Fixa e EXECELENTE AUMENTO DE DANO.
Capacete de Intensificação [1]
Melhor Opção de topo, melhora o HP, Pós, Resistência e dano.
Quepe do General [1]
Ótima opção para redução de pós-conjuração, além de um ótimo bônus de Precisão Perfeita.
Asas de Yggdrasil [1]
Muito semelhante ao Capacete de Intensificação.
Chapéu de Fundição [1]
Aumenta ATQ e da bônus de Dano a Distância, no +11 Reduz 0,2 da Conjuração Fixa.
Quepe Humilde [1]
Aumenta ATQ e da bônus de Dano a Distância, no +11 Reduz 0,2 da Conjuração Fixa.
Tiara de Sagitário [1]
Aumenta ATQ e da bônus de Dano a Distância, no +11 Reduz 0,2 da Conjuração Fixa.
Chapéu Chique com Pena [1]
Aumenta o ATQ, Velocidade de ATQ e bônus de Dano a Distância, no +12 Reduz 0,2 da Conjuração Fixa.
Quepe do Cão-mandante [1]
Aumenta o ATQ, Velocidade de ATQ e bônus de Dano a Distância, no +12 Reduz 0,2 da Conjuração Fixa.
Joia do Almirante [1]
Aumenta o ATQ, no +11 Reduz 0,2 da Conjuração Fixa.
Elmo do Xogunato [1]
Aumenta o ATQ e a Velocidade de ATQ, no +12 Reduz 0,2 da Conjuração Fixa.
Papisa em Miniatura [1]
Uma opção totalmente de graça, farm feito na instância Quarto Crescente
Maçã Mordida [1]
Uma opção para redução de pós-conjuração.
Pluma Nega
Apesar desse topo ser focado para os renegados, o bônus de ignore DEF serve bem.
Olho da Cecil [1]
Efeito de redução temporária de pós, ainda é uma boa opção.
Capacete de Aceleração [1]
Garante uma boa resistência além do Ignore DEF
Ferramentas Agrícolas [1]
Opção farmavel na Ordem do exploradores
Chifre Magistral
Hat exclusivo do valhala ao preço de 1 rops.
Capuz de Esquilo [1]
Alto bônus de ASPD, além do Ignore DEF
6.2 Meio:
Cestas das Maravilhas [1] ou [0]
Bônus de ATQ.
Binóculos de Resgate
Bônus de dano contra diversas raças de monstro, o bônus varia de acordo com seus atributos, é recomendável ter soma dos atributos bases em 570.
Conjunto
[Apito de Resgate]
Pós-conjuração -10%.
Conjuração fixa -0,2 segundos.
Ornamento Divino [1] ou [0]
Garante bônus de ASPD, ATQ e Pós.
Fones de Deviling
Garante ATQ por level de Base, além da redução de pós-conjuração.
Herança Real [1] ou [0]
Garante ATQ por level de Base, além de regeneração de HP e SP
Óculos Retrofuturistas
Opção barata para redução de pós.
Tapa-Olho Cósmico
Melhor meio para ganho bruto de ATQ.
Cartas:
Isaac
Kiel
Kiel Selada
ArchAngeling
Dramoh Abismal
6.3 Baixo:
Ombreiras da Glória
Melhor baixo para redução de pós, mas será necessário ter pelo menos 100 de VIT e AGI
Apito de Resgate
Bônus de dano contra diversas propriedade de monstro, o bônus varia de acordo com seus atributos, é recomendável ter soma dos atributos bases em 500.
Conjunto
[Binóculos de Resgate]
Pós-conjuração -10%.
Conjuração fixa -0,2 segundos.
Coleira de espinhos
Garante Precisão Perfeita e dano contra todos os tamanhos.
Fones Descolados
Uma opção bacana, além da pós garante um certo sustem no SP
Familiar de Combate
Opção mais barata para pós e dano.
Espinha de Brinaranha
Não é superior as ombreiras, mas não necessita de pontos de atributo para a redução de pós.
Broto dos Anciões FOR
Conjunto
[Manto Temporal FOR]
[Armadura do Herói Robusto]
Sistema Elyumina
É um excelente item quando você usa a combinação dos Módulos [S-CRIT], [S-Rapidez] e [U-Total]
Esse módulos são equipados numa capa chamado de Motor Ilusión A [1]
Acesse para mais informações: https://browiki.org/wiki/Equipamentos_Ilusión#Equipamentos_Ilusión
6.4 Armadura
Vestes de Ghostring [1]
Armadura que habilita Manejo Perfeito (buff que anula a penalidade de tamanho)
Armadura do Herói Robusto [1]
Ótima opção para dano mas nada demais.
Robe Chique [1]
Outra opção excelente para dano genérico, só que uma versão mais acessível
A cada vez que VIT e SOR base somarem 10: ATQ e ATQM +10.
Caso use Carta Amdarais Imortal, Dano contra Dragão e Anjo.
Armadura do Dragão Vermelho [1]
Uma opção boa para dano em cheffe
Vestido Abissal [1]
Armadura Perfeita para enfrentar bichos capitoros, dano contra Demonio, Morto-vivo, Maldito e Sombrio
Cartas como Pesar Noturno ou Pesar Noturno Selada, são combinações perfeitas para essa armadura
Vestido Natural
Dano contra Humanoide, Bruto, Vento e Terra
Vestido Infernal
Dano contra Planta, Bruto, Sagrado e Veneno
Vestido Glacial
Dano contra Amorfo, Humanoide, Fogo e Água
Colete Ilusión A [1]
Armadura totalmente farmavel, é possível fortalecê-la, colocando dois Módulo de S-ATQ
Couraça do Orc [1]
Dano contra Sombrio
[MEGA] Robe Gelado [1]
Dano contra Fogo, além de ser uma ótima armadura para dano genérico.
Robe da Graça Divina [1]
Mesmo funcionamento da [MEGA] Robe, mas em sua versão mais fraca.
Armadura Eclipse [1]
Dano contra Água.
[MEGA] Vestes de Cardeal [1]
Dano contra tamanhos, mas o diferencial dessa armadura é DEF +300, DEFM +30, Precisão perfeita +25
Vestes de Bispo [1]
Versão mais Fraca, porém interessante como armadura de dano geral.
Robe do Governante [1]
Funciona com o mesmo propósito da Vestes de Bispo [1]
Cartas:
Helmut
Cavalo-Marinho
Druida Maligno
6.5 Arma:
Lâmina Sagrada [1]
Melhor arma de dano.
Clava de Oxum [3], Clava de Xangô [3], Clava de Oxóssi [3] & Clava de Iansã [3]
São clavas diferentes, mas ambas tem a mesma proposta, no refino +9
elas dão +35% de dano Racial e +35% de dano contra propriedades e de
bônus é possível encanta-las com Pedra da Mira Apurada 10 garantindo mais dano a distância.
É possível obtê-las nesse evento: https://browiki.org/wiki/Festival_de_Brasilis
Faca Primordial [2]
Apenas ser de uma Faca para a Build de Ofensiva Fatal, ainda é uma
opção muito boa para o Choque Rápido, além da Ofensiva ser muito útil
para dar dano em área, sendo útil em instância. Eu particularmente
sempre a carrego como arma secundária
Clava Rubi [2]
Opção para armas inicias.
Cartas:
Esqueleto Arqueiro, Arqueiro Imortal, Raydric Atirador & Kraken Abismal
Bônus de dano a distância, vale ressaltar que as Cartas Arqueiro Imortal e Raydric Atirador fazem combo melhorando os bônus.
Cavaleiro do Abismo
Dano contra boss.
Cavaleiro Branco & Andarilho Poluto
Dano contra tamanho médio e grande.
Ghostring Caótico
Dano contra pequeno e grande.
Skurai
Dano contra demonio e morto-vivo.
Andre, Guerreira Laura, Leão da Montanha, Trilobita Ancestral & Zipper
Bônus de ATQ, essa são as cartas mais comuns obtidas pelo Álbum de
Cartas, muito recomendável em usar apenas em arma inicias como a Clava
Rubi.
6.6 Escudo:
Apenas do Peso e Refinamento serem fundamentais para melhorar o dano do
Choque Rápido, nós não devemos olhar apenas isso, lembre-se apesar do
dano ser importante, Velocidade de Ataque, Conjuração e Pós também devem
ter a devida atenção, além de garantir uma resistência e HP razoável
para seu personagem.
Escudo da Fênix [1]
Melhor escudo de dano, tem a melhor DEF dessa lista além de bônus de até +30% de HP.
Peso: 400
Escudo de Anemos [1]
Bônus de ATQ e Velocidade de Ataque, apesar de ter menos DEF e peso em
relação ao escudo acima, essa opção não fica para trás em Dano.
Peso: 350
Égide das Divindades [1]
Melhor opção para redução de pós-conjuração.
Peso: 120
Escudo de Penas [1]
Além da redução de Pós-conjuração ajuda muito na velocidade de Ataque.
Peso: 40
Escudo Sanguinário Purificado [1]
É possível pegar o Encantamento com 50% de Ignorar DEF, sendo uma opção viável para fechar os 100% de Ignore DEF.
Peso: 80
Escudo Ilusión C [1]
Serve para o mesmo propósito do Purificado, que é ignorar DEF
Peso: 120
Escudo do Carvão
Melhor escudo de resistência, sendo meu escudo favorito dessa lista.
Peso: 30
Escudo do Aprendiz [1]
Vende em LHZ /navi lhz_in02 286/95
Ótimo escudo para resistência elementais
Peso: 100
Escudo do Divino
Combo com pega S.Atribtuto
Peso: 60
Escudo de Batalha [1]
Garante +3 de Precisão Perfeita por Refinamento, sendo o único escudo dessa lista com esse efeito
Peso: 40
Égide da Realeza [1]
Escudo mais barato para quem deseja investir em dano.
Peso: 300
Obtido: https://browiki.org/wiki/Prontera#Marcas_de_Honra
Cartas:
Alice
Cavaleira Khalitzburg
Medusa
6.7 Capa:
Manteau do Aprendiz [1]
Vende em LHZ /navi lhz_in02 286/95
Capa mais básica, garante 10% de resistência a neutro, usando uma
Raydric chegará a 30% de resistência Neutro. Claro que é possível outras
combinações de cartas de acordo com sua vontade.
Mikoshi [1]
Ótima para Velocidade de Ataque, Dano e Pós-conjuração, mas não tão boa
para tankar. Seu bônus de Precisão Perfeita é o maior diferencial dessa
capa
Etran [1]
Melhor Capa para tankar danos básicos, vale lembrar que sempre que um
monstro usa um Ataque Básico, esse ataque sempre será de propriedade de
neutra.
Manto Temporal FOR [1]
Ótima Capa para dano físico, podendo encanta-la com Pós-conjuração ou Velocidade de Ataque
Manto do Barão [1]
Capa focada totalmente a Velocidade de Ataque e Dano contra tamanhos, mas é útil para resistências
Manto do Guardião Morto
Melhor Capa para resistência elemental, além de ajudar no Dano em modo geral, é necessário montar atributos para usar essa capa
Motor E.X.C
Capa em si, não é nada demais, MAS!! É possível encantá-la com 3
Diagramas de Resistências Elementais, ou “R-Elemental” por exemplo: Com
três R-Água o usuário passará a ter 75% de Resistência a Água, porém,
tomará 75% mais dano de Vento.
Para mais informações: https://browiki.org/wiki/Operação_Sucata
Capa Anti-magia [1]
Melhor Capa para conseguir boas quantidades de HP, além de ATQ e Pós.
Para mais Informações: https://browiki.org/wiki/Ordem_dos_Exploradores
Capa do Comandante [1]
Capa em si não é nada de mais, combo das botas são também não são lá
essas coisas. Seu diferencial é os Encantamentos com S.Atributos.
Para mais Informações: https://browiki.org/wiki/Ordem_dos_Exploradores
Motor Ilusión A OU B
Usar somente com Sistema Elyumina
É um excelente item quando você usa a combinação dos Módulos [S-CRIT], [S-Rapidez] e [U-Total]
Esse módulos são equipados numa capa chamado de Motor Ilusión A [1]
Acesse para mais informações: https://browiki.org/wiki/Equipamentos_Ilusión#Equipamentos_Ilusión
Cartas:
Raydric
Deviling(para Entran)
Cenere
Jejeling
Wakwak
Guardião Morto Kades
Crux Findel
6.8 Botas
Nobre, Ilustre ou Grácil Bota Física
Única bota BB(Bom e Barato) da lista, no +9 reduz 0,5 da Conjuração Fixa, além dos ótimos bônus de ATQ e Dano a Distância.
Para Obtê-la: https://browiki.org/wiki/Equipamentos_de_Honra
Sapatos do Aprendiz [1]
Vende em LHZ /navi lhz_in02 286/95
Sapatos básicos.
Salto alto Dourado
Além de garantir +30 em todos atributos, já garante 50% de Ignore DEF
Sapatos Sagrados
Ajuda muito na pós além de garantir um ótima Precisão Perfeita
Salto Alto Elegante [1]
Garante bônus de todos Atributos além de Pós-Conjuração.
Sapato Grã-fino [1]
Dano contra todas as propriedades, também regenera Regenera 150 de HP e 15 de SP Ao derrotar monstros
Grevas do Poder [1]
Ótima bota para ATQ bruto, além de conseguir uma ótima regeneração natural de HP.
Sandálias Antigas [1]
Ótimo Bônus de ATQ, favoritas de muitos para o UP.
Sapatos Luxuosos [1]
Garante resistência elemental e dano contra oponentes propriedade Neutro, Fogo, Água, Vento e Terra.
Botas Primordiais [1]
Reduz até 0,7 da conjuração fixa.
Botas Ancestrais [1]
Reduz até 0,5 da conjuração fixa.
6.9 Acessórios:
Anel da Águia Escarlate [1]
Sem dúvida o item Core dessa build, melhor acessório.
Anel Distorcido
Item interessante para sustem de HP e SP
Bracelete de Ulle [1]
Ajuda na pós-conjuração além de aumento do dano físico.
Anel da Serpe Dupla [1]
Ao equipar no Acessório direito, dará bônus de Pós-conjuração.
Máscara de Oni [1]
Alternativa barata para conseguir ignorar a DEF.
Bugiganga de Verus [1]
Bônus de Precisão Perfeita e Velocidade de Ataque.
Pó de Fada [1]
Garante bônus de dano a distância e pós.
Anel de Júpiter [1]
Garante +15 de ATQ a cada 10 pontos de SOR Base.
Cartas:
Visconde Coruja
GC109
Scaraba Dourado
Verme com Rosto + Verme Sombrio com Rosto
6.10 Malha Sombrias:
Malha Sombria da Deusa
Melhor malha, garante HP além de ASPD.
Malha Sombria da Autoconjuração
Só vale a pena no +9, por causa do bônus de precisão perfeita.
Malha Sombria Penetrante
Outra alternativa para Ignore DEF, usando esse combo, poderia aliviar a fonte de Ignore DEF dos equipamentos
[Conjunto]
Greva Sombria Penetrante
Malha Sombria do Mastodonte
Garante bônus dano corpo-a-corpo, além do usuário não pode ser empurrado.
[Conjunto]
Greva Sombria do Mastodonte
(Recomendo usar essa combo somente após garantir 100% de Ignore DEF)
Malha Sombria da Recarga
Alternativa para conseguir fechar os 72% de redução de Pós-Conjuração
6.11 Luvas Sombrias:
Luva Sombria de Super Poder
Infelizmente não existe outra opção, você precisa desse de mais duas
peças para usar o Choque Rápido, mas ainda é a melhor Luva que você
poderá ter no seu Superaprendiz, não só para essa build, mas para
qualquer build de SA dano físico.
6.13 Grevas Sombrios:
Greva Sombria Penetrante
Outra alternativa para Ignore DEF, usando esse combo, poderia aliviar a fonte de Ignore DEF dos equipamentos
[Conjunto]
Malha Sombria Penetrante
Greva Sombria da Autoconjuração
Ótima alternativa para conseguir bônus de ASPD.
Greva Sombria do Mastodonte
Garante bônus dano corpo-a-corpo, além do usuário não pode ser empurrado.
[Conjunto]
Malha Sombria do Mastodonte
(Recomendo usar essa combo somente após garantir 100% de Ignore DEF)
Greva Sombria da Pós-conjuração
Excelente opção para garantir a redução de 72% de pós-conjuração
6.14 Brinco Sombrios:
Brinco Sombrio de Super Poder
Infelizmente
não existe outra opção, você precisa desse de mais duas peças para usar
o Choque Rápido, felizmente esse conjunto aumenta o dano da habilidade
por Refinamento.
6.15 Colares Sombrios
Colar Sombrio de Super Poder
Infelizmente não existe outra opção, você precisa desse de mais duas
peças para usar o Choque Rápido, felizmente esse conjunto aumenta o dano
da habilidade por Refinamento.
7. Exemplos de Set
Deixarei
exemplos de equipamentos para diversas faixas do jogo, Early, Mid, End e
até BIS, é importante compreender que isso não é para ser seguido com
uma receita de bolo, mas para te ajudar a guiar suas escolhas no
personagem.
Nunca gostei de fazer vídeos ou Guias mostrando preços de itens, afinal
é uma responsabilidade grande demais, afinal o comércio do ragnarok é
muito volátil, então preços são alterados toda semana.
7.1 Early
Para mim neste guia, vou considerar equipamentos early game como itens
que são facilmente obtidos por qualquer um, sem grandes dificuldades,
ou seja, itens em bastante abundâncias
Lembre-se que isso não é uma regra absoluta, mas sim uma forma de criar uma régua de diferenciar uma faixa do jogo.
7.1.1 Set do NPC Lv.40+
Set
mais básico, itens são vendidos no NPC, são os itens com slots que são
facilmente obtidos, logo é recomendável caprichar nas cartas, não é
muito recomendável usá-lo acima do lv 100.
Vendido em: /navi lhz_in02 286/95 (Capa, Escudo, Sapato)
Vendido em: /navi yuno 205/103 (Armadura)
Sugestão de Cartas:
Armadura:
Árvore Maldita Decorada, Pupa, Succubus, Remover Ou até mesmo Cartas
Elementais como Por exemplo Pasana que é útil para tankar danos de fogo,
pode ser usado nos magmaring, por exemplo
Escudo:
Cartas Resistências ex: Hodremilim, Tirfing ou Khalitzburg.
Capa:
Depende da sua necessidade.
Carta Raydric resistência a neutro.
Carta Jejeling +200 de HP a cada 10 pontos de VIT.
Carta Cenere +2% de ASPD a cada 10 pontos de AGI.
Sapatos:
Cartas que dão HP, Ferus Verde, Matyr ou Verus.
7.1.2 Atributos sugeridos
7.1.3 Conjunto Comissário Lv.125+
Conjunto
de fácil acesso, é obtido na instância Invasão ao Aeroplano, é
altamente farmavel por outro players para outros propósitos, é fácil de
compra dentro da Ordem dos Exploradores.
O efeito é até que legalzinho, mas somente a capa tem Slot, sendo possível caprichar na carta da capa.
7.1.4 Atributos sugeridos
7.1.5 Combo E.X.C Lv.100+
O Combo gira em torno do Chip E.X.C e dos bônus do Diagramas, é possível fazer várias combinações, de Diagramas e Equipes E.X.C.
As vantagens de set são muitas, sendo bem completo para o UP.
Vantagens essas: Alta DEF, Alto Bônus de HP, ótima Regeneração Natural
de HP e SP, além de outros bônus, como ASPD, ATQ, Pós-Conjuração e
Resistência Elemental.
Observação: o Combo Chip+Diagrama não acumula mais de uma vez.
Alguns dos Melhores Bônus:
7.1.6 Atributos sugeridos
7.1.7 Combo E.X.C Sagrados
Um como mais composto, nele você tem uma ótima redução de pós-conjuração, passando a ser mais possível o spam.
7.1.8 Atributos sugeridos
Nota: Sobra 166 pontos fique a vontade para colocar aonde deseja
7.2 Mid
Nessa faixa, vou usar como régua itens
ultrapassados para o End Game ou itens que já tiveram seus dias de
glórias, mas agora são esquecidos para a maioria das pessoas.
Lembre-se que isso não é uma regra absoluta, mas sim uma forma de criar uma régua de diferenciar uma faixa do jogo.
7.2.1 General Anti-Magia
Segundo o General considerado um "ultrapassado" ou seja, muito provavelmente é encontrado no comércio, no mais, resto do conjunto dos itens é farmados por quest ou evento (para mais informações, reveja o capítulo de Equipamentos), sendo a ÚNICA exceção o Égide das Divindades, que é um escudo realmente mais complicado de obtê-lo.
7.2.2 Atributos sugeridos
Nota: Sobra 656 pontos fique a vontade para colocar aonde deseja
7.2.3 General Temporal
Quepe do General: garante pós-conjuração, ASPD e Precisão Perfeita.
Manto Temporal FOR: Uma ótima Capa para dano físico, sendo possível encantá-lo com Pós-Conjuração.
Ornamento Divino: Ótimo pra Pós e ASPD.
Botas de Honra: Reduz 0,5 da Conjuração Fixa, aumenta o Dano a Distância e dá bônus de Ataque.
7.2.4 Atributos sugeridos
Nota: Sobra 166 pontos fique a vontade para colocar aonde desejar
7.2.5 Chapéu -OS
Chapéu de Fundição: Reduz a conjuração fixa, é importante observar que ele não é o ÚNICO com esse efeito, existem outros com efeitos semelhante um exemplo seria o Quepe Humilde [1] (Para mais opções confira o Capítulo 6. Equipamentos nesse guia).
Os demais equipamentos nesse exemplo serve para Pós-Conjuração, Dano e Velocidade de Ataque.
7.2.6 Atributos sugeridos
Nota: Sobra 166 pontos fique a vontade para colocar aonde deseja
7.3 End
Esses
são os melhores itens disponíveis, itens estes muito comuns para outras
build de outros personagens, cartas de MvP, drops de Ticket, items MEGA
ou até do evento de Refino são frequentes daqui pra frente.
Lembre-se que isso não é uma regra absoluta, mas sim uma forma de criar uma régua de diferenciar uma faixa do jogo.
7.3.1 Salto Amon RA
Salto alto Elegante: Esse item garante muito conforto
para esse exemplo, ajuda em diversos aspectos dessa build,
Pós-Conjuração, Conjuração Variável, Velocidade de Ataque e até dano.
Obs. O Refino +14 é mero ilustração, use o seu bom senso para ter o refino que mais lhe convém no momento.
7.3.2 Atributos sugeridos
Nota: Sobra 166 pontos fique a vontade para colocar aonde deseja
7.3.3 Resgate Ilusión C
Nesse exemplo, é possível garantir a Precisão Perfeita máxima, altos bonus de Dano a Distância, e graças ao Escudo Ilusión C [1] é possível ter Ignore DEF, única coisa que deixa a desejar que talvez a resistência a dano físico seja um pouco baixa, mas esse ainda é um set bem confortável de jogar.
7.3.4 Atributos sugeridos
Nota: Sobra 656 pontos fique a vontade para colocar aonde deseja
7.3.5 Cesta de Honra
Uma variação do Set Anterior, na prática não há muito diferença, ambas tem o desempenho parecido, mas caso tenha uma Carta Kiel, Kiel Selada ou Isaac, é altamente aconselhável usar na cesta.
7.3.6 Atributos sugeridos
Nota: Sobra 656 pontos fique a vontade para colocar aonde deseja
7.4 End Game ++
Eu decidi dividir os exemplos de Set em dois capítulos, nesse aqui fica
cada mais frequente itens de rops e mais cartas de MvP, sendo
EXTRAMENTE necessário usar ao menos UMA CARTA KIEL ou Kiel selada.
7.4.1 BIS Mikoshi
Todo combo Quepe do General + Mikoshi + Sapatos Sagrados, fornecendo
Dano a Distância, Precisão Perfeita, Pós-Conjuração e Velocidade de
Ataque.
Escudo de Fênix: Nesse ponto é esperado que você tenha
86% de Redução de Pós-Conjura e 193 de ASPD, sendo assim esse escudo
tem objetivo de maximizar seu dano, Além de bônus de HP que é muito
bem-vindo.
Para capa: recomenda-se Guardião Morto Kades para melhorar a resistência elemental.
É IMPORTANTE GARANTIR A SOMA DE TODOS SEUS ATIBUTOS BASE EM 570
7.4.1 Atributos sugeridos
Nota: Sobra 17 pontos fique a vontade para colocar aonde deseja
7.4.3 BIS Manto do Guardião
Capacete de Intensificação + Alice: Já garante 60% de resistência a Tipo Chefe, eu particularmente gosto de ficar mais resistente.
Manto do Guardião Morto: Garante pelo menos 70% de Resistência a diversos Elementos: Água, Fogo, Terra, Vento, Sombrio e Maldito.
Combo Resgate: O Bônus casa muito bem com o Guardião Morto, É IMPORTANTE GARANTIR A SOMA DE TODOS SEUS ATIBUTOS BASE EM 570
7.4.5 Atributos sugeridos
Nota: Sobra 17 pontos fique a vontade para colocar aonde deseja
8. A Faca Ancestral
Ter uma Faca Ancestral para o UP não é uma má ideia, mas sinceramente
não é algo que me agrada e muito menos é algo que eu faria,
particularmente prefiro usar O Link para equipar logo a Primordial.
8.1 Espírito do Superaprendiz
Esse buff possui três efeitos distintos, mas vamos falar apenas de UM,
que é poder equipar QUALQUER ARMA LV 4 INDEPENDE DO REQUISITO.
Um Superaprendiz que alcance o level 96+ pode equipar qualquer arma
lv.4 independente de outros requisito, desde que seja armas padrões do
classe, ou seja, Katares, Arco, instrumentos, soqueiras e etc, não podem
ser equipados, mas sim, adagas, espadas, maças, machado e cajados.
Resumidamente, é possível equipar a Faca Primordial estando acima do lv
96, mesmo que o requisito para equipar a adaga seja lv 150. É
importante saber que a arma não será desequipada automaticamente após o
efeito do link, mas entretanto sempre que você subir de level, o jogo
remover qualquer arma que o requisito seja maior que seu level de base,
em palavras mais curtas, o fim do buff do link não remover a Faca
Primordial, mas assim que você upar a Faca será desequipada.
Minha dica é: sempre monitorar a duração do espirito, de preferência
usá-lo no lv 5, além de manter a faca SEMPRE NA BARRA DE ATALHO, para
caso você upe e re-equipe a arma sem perder muito tempo.
8.2 Link vs Faca Ancestral
Realmente é muito chato precisar ter um espiritualista como “chaveiro”,
o buff do Espírito sai na maior parte do tempo quando muda de mapa,
porém você só vai precisar fazer isso até o lv 150.
A Faca Ancestral não teria grandes problemas, pois é possível equipá-la
após o lv 100, embora o seu dano seja MUITO INFERIOR, eu
particularmente não investiria tanto em uma arma temporária, afinal a
Faca ancestral precisa estar no mínimo no +11.
8.3 Leveling 1 ao 100
Essa dica serve para o Lv 96, caso opte por usar o link, mas
basicamente aqui vou sugerir apenas Armas Alternativas, as rotas e
métodos costumam ser o mesmo para todas as classes.
1- Colher com Sorrateiro, sabendo que é importante colocar Ataque
Duplo para conseguir os bônus do Escudo do Superaprendiz, você pode upar
tranquilamente com uma colher.
2- Adaga do RWC, arma popular com bom bônus de ATQ
3- Lacma, se tu for rico e tiver uma dessas de bobeira na tua kafra, porque não?
4- Adaga do éden, pior opção faça isso se tu não conseguir uma Colher com sorrateiro
9. Vídeos
em breve.
10. Considerações Finais
[EM CONSTRUÇÃO].
11. Fontes e Referências
bROWiki. Disponível em: <https://browiki.org>. Acesso em: 18 Mai. 2024.
Divine-Pride. Disponível em: <https://www.divine-pride.net>. Acesso em: 18 Mai. 2024.
[GUIA] Super Aprendiz de Ofensiva Fatal 2024
Por: Asbrun, Ano: 2024, Site: Fóruns - Ragnarok Online Brasil, URL: <https://forum.playragnarokonlinebr.com/index.php?/topic/114422-guia-super-aprendiz-de-ofensiva-fatal-2024/>
12. Atualizações
Lançamento do Guia no Forum (18/05/2024)
Atualização das 10. Considerações Finais (19/05/2024)
Adição do Combo Sistema Ely e Garra Diabólica (29/07/2024)
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